terça-feira, 29 de novembro de 2016

DAÍ EU FUI INVENTAR DE ASSISTIR BLACK MIRROR...

E estou me perguntando até agora: por que eu fui fazer isso com a minha vida? Com a
minha mente? POR QUÊ?? Mentira. 

Sem dúvidas Black Mirror está ocupando um dos lugares mais altos no topo das minhas séries favoritas e por quê? Porque essa série conseguiu me prender do primeiro até o ultimo episódio – até aqueles mais ruinzinhos conseguiram me dar um belo de um tapa na cara.
De uma forma bem elaborada, tecnológica, perturbadora e até mesmo melancólica, Black Mirror faz diversas críticas ao que estamos vivendo hoje e de como fazemos mau uso dessa ferramenta tão presente nessa nova era da vida humana chamada: tecnologia. 
Dentre todos os 13 episódios da série eu gostaria de destacar 3 deles que foram os que eu mais gostei e os mais me impactaram de alguma maneira... 


p.s: NÃO CONTÉM SPOILERS.  


1 – Playtest (3º temporada; episódio 2) 



"Um viajante americano se inscreve para testar um novo sistema de jogo revolucionário, mas descobre que as emoções são mais reais do que imaginava..."

De todos os episódios, Playtest sem dúvidas, foi o mais impactante para mim e me deixa uma reflexão a respeito do que estamos deixando de lado em nossas vidas. Coisas que são importantes para nós, mas que por medo, insegurança ou até mesmo preguiça, esquecemos ou julgamos menos importantes para serem realizadas naquele momento e o final desse episódio reflete bastante o que eu estou querendo dizer.


2 – Be Right Back (2º temporada; episódio 1) 



“Martha reencontra seu falecido marido através de um novo serviço que permite que as pessoas mantenham contato com os mortos.”

Foi a melancolia deste episódio que me fez escolhe-lo com um dos meus favoritos da série. 
Em Be Right Back é mostrado até onde vai o desespero de alguém que perde aquele (a) que ama, fazendo com que a pessoa recorra a métodos tecnológicos – no caso deste episódio – para suprir a falta que o ente querido está fazendo.
E isso me remete a uma pergunta: até onde o ser humano pode chegar para provocar o sofrimento em si mesmo? Mesmo que seja de forma inconsciente...


3 – The Entire Story Of You (1º temporada; episódio 3)


“No futuro, todos têm acesso a um implante de memória que grava tudo o que os seres humanos fazem, veem e ouvem.”

A tecnologia apresentada nesse episódio é a seguinte: você pode gravar tudo aquilo que aconteceu na sua vida, caso não queira mais aquela lembrança no seu registro, existe a opção de deleta-la e também a mais das revolucionárias opções desse implante: a de bloquear uma pessoa. Assim como nas redes sociais, quando se bloqueia alguém, você não vê mais nada daquela a qual está bloqueada, assim como ela também não vê nada seu. No caso da tecnologia utilizada na história, quando uma pessoa é bloqueada você não consegue mais enxergá-la ou ouvi-la durante certo tempo ou até mesmo para sempre – se assim a pessoa desejar. 
Este episódio me chamou bastante atenção porque me fez pensar sobre a possibilidade de existir uma tecnologia como essa onde teríamos um implante que grava exatamente tudo o que vimos, ouvimos ou fazemos e todas as pessoas podem ter acesso a essas informações. 
E isso me remete a mais algumas perguntas: nós, seres humanos, saberíamos usar essa tecnologia da forma certa? Saberíamos respeitar o outro estando apropriados de tal opção?  

Me diga aí você: o que você acha?

Espero que tenham gostado. Assistam Black Mirror na Netflix e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário